O time que começou a treinar teve: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Rhodolfo e Juan; Wellington, Denilson, Lucas e Cícero; Luis Fabiano e Fernandinho. Os reservas atuaram com: Denis; João Filipe, Bruno Uvini e Luiz Eduardo; Piris, Casemiro, Marlos e Henrique Miranda; Dagoberto, Henrique e William José. Depois, em determinado momento do treinamento, Henrique e Dagoberto foram sacados para as entradas de Rivaldo e Dener. O treinador, como de costume, falou muitos com os atletas e já avisou que repetirá o coletivo na manhã de sexta-feira, quando ele definirá o time que irá a campo no final de semana no Interior paulista.Vale lembrar que, para salvar o ano e garantir uma vaga na Taça Libertadores da América, o São Paulo, além de ter que derrotar o Santos, precisará torcer por empates de Coritiba, Internacional e Figueirense, que enfrentarão Atlético-PR, Grêmio e Avaí, respectivamente.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Leão saca Dagoberto até da equipe reserva em coletivo realizado no CT
Com Pelé e foco nos Meninos da Vila, Peixe lança projeto do centenário
Pelé será o “rosto” do centenário santista. Para isso, assinou um contrato com o clube e dispensará alguns dias de 2012 para participar de eventos relacionados às comemorações.– No meu último contrato com o Santos (1973/1974), joguei de graça para que o Santos pudesse pagar os salários para os outros jogadores, pois a situação não estava boa. Ganhamos o Paulista e fui artilheiro (73). É só para vocês entenderem o que o Santos representa para a minha vida – disse Pelé, que quebrou o protocolo e “produziu” a sessão de fotos com Ganso, Neymar e Falcão, coordenando as poses..
– No início, tive chance de ir para o Rio, mas acabei acertando com o Santos. Deus queria que eu estivesse aqui. Sou eternamente Santos e, por isso, é com muita alegria que estou aqui hoje – emendou o Rei.Além de Pelé, o clube convocou para participar da cerimônia Paulo Henrique Ganso, Neymar e Falcão, além de cinco garotos das categorias de base. Segundo o gerente de marketing do Santos, Armênio Neto, o clube quer aproveitar os festejos para formar novos torcedores. Para isso, a ideia é espalhar o nome do clube por redes sociais e promover vários eventos durante 2012 para chamar a atenção.
Serão feitas sessões de cinema com jogos históricos do Peixe. Haverá também um jogo festivo na Vila Belmiro, reunindo Neymar, Ganso e Falcão que jogarão contra 100 meninos, além de duas grandes festas em 14 de abril, que serão realizadas simultaneamente em Santos e São Paulo.
Existe também a possibilidade de serem organizados jogos festivos, na Vila, juntado Falcão, Neymar, Ganso e Pelé. Os três primeiros aceitaram de primeira, segundo Armênio Neto. Falta convencer Pelé.
– Esse é um sonho que temos. O Falcão, inclusive, está em campanha para jogar no campo. Com ele, Neymar e Ganso é fácil. Vamos ver se o Pelé topa. Está nas mãos dele – afirma o gerente de marketing santista.Foco nos sócios
O Santos espera terminar o próximo biênio com 100 mil sócios. Até o momento, são cerca de 40 mil. As comemorações do centenário também servirão para o clube aumentar o seu quadro associativo. O programa Multiplicação dos Peixes será ampliado e passará a se chamar Sócio Rei.
– O programa Sócio Rei contará com diversos atrativos. Você atrai sócios com performance e ídolos, o que o Santos tem. Além disso, o associado contará com diversas vantagem, como um programa de pontos. A pessoa acumula e pode trocar por ingressos, produtos e experiências que o dinheiro não compra, como conhecer e participar de eventos com jogadores – afirma Neto.
Juiz de Campina concede alvará de soltura para Marcelinho Paraíba
Marcelinho foi preso em flagrante por volta das 4h30. Foi levado à 2ª Superintendência Regional de Polícia Civil de Campina Grande e lá prestou depoimento. Como o crime de estupro é inafiançável, ele foi levado para o presídio, onde ficou numa cela comum de 20 metros quadrados com outros sete presos de menor periculosidade (presos por atraso no pagamento da pensão alimentícia).
À tarde, o delegado Fernando Zóccola, responsável pelo caso, enviou o flagrante à justiça. O processo acabou sendo encaminhado para juiz Paulo Sandro Lacerda, que resolveu pelo relaxamento da prisão.Mais cedo, o advogado Afonso Vilar tinha dito que Marcelinho Paraíba era réu primário e que por isto iria pedir para que ele deixasse a cadeia. Na verdade, Marcelinho já foi condenado em janeiro do ano passado a detenção de seis meses em regime aberto sob a acusação de agressão a um homem em uma casa de shows de Campina Grande. Mas tempos depois a justiça decidiu que o crime estava prescrito e que por isto a pena não tinha efeito.
Marcelinho, no entanto, ainda vai responder à acusação de estupro, sendo que agora em liberdade. Se condenado, ele pode ser preso a pena de seis à 10 anos de detenção.
Tão logo seja solto, Marcelinho deve ser levado a Recife pelo supervisor de futebol do seu atual clube (Sport), Edmilson Santos. Ele foi enviado a Campina Grande pelo clube pernambucano para acompanhar o caso. O Sport resolver apoiar o atleta e dar toda a ajuda necessária.Marcelinho Paraíba foi preso ao lado de mais três amigos: João Crivaldo da Silva, Leandro Silva e Wellington Porto da Silva. Além da acusação de estupro que pesa contra Marcelinho, os quatro ainda foram enquadrados sob a acusação de desacato à autoridade policial e resistência à prisão.
O grupo participava de uma festa em Campina Grande, terra natal do jogador, para comemorar a boa campanha de Marcelinho Paraíba na Série B deste ano. Ele marcou 12 gols pelo Sport e foi peça determinante para o acesso do clube à Série A.
Por volta das 4h30, Marcelinho teria tentado beijar uma mulher cuja identidade foi preservada. Ela é irmã do também delegado de Polícia Civil Rodrigo Pinheiro. Os advogados do jogador confirmam a tentativa de beijo, mas disseram que o atleta não passou disto.
O irmão da vítima, no entanto, que foi quem chamou a polícia e quem formulou a acusação, diz que Marcelinho Paraíba passou para a agressão diante da recusa da mulher em beijá-lo. Ele teria puxado o cabelo da mulher e a mordido. O irmão diz ainda que ele tentou estuprá-la.Esta não é a primeira vez que Marcelinho Paraíba se envolve em polêmicas. Em janeiro de 2010, inclusive, ele foi condenado a seis meses de prisão em regime aberto acusado de agredir um homem em uma casa de show de Campina Grande, em junho de 2004. Tal como agora, o atleta estava em sua cidade natal comemorando o final da temporada (na época ele jogava no futebol europeu, cujo calendário termina no meio do ano) e se envolveu na briga.
Dois anos antes, em 2002, a primeira confusão grave. Marcelinho foi detido aparentemente bêbado dirigindo em alta velocidade na Alemanha. Depois, já como atacante do Wolfsburg, também no país europeu, ele foi acusado de se envolver em uma briga numa boate de Berlim, em que teria quebrado uma garrafa de cerveja no rosto de um outro cliente.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
São Paulo se apega ao passado para acreditar em vaga na Libertadores
- Temos de vencer e torcer por três milagres - resumiu o capitão Rogério Ceni após o último tropeço tricolor.
Apesar da tarefa não ser das mais simples, a história recente do São Paulo permite ao torcedor ainda acreditar com a classificação. Nos anos 80, dois casos de superação do clube podem servir de exemplo ao elenco comandado pelo técnico Emerson Leão.
Em 1981, o São Paulo perdeu a primeira partida da semifinal do Campeonato Brasileiro para o Botafogo, por 1 a 0, no Rio de Janeiro. Na partida de volta, apesar de a equipe carioca abrir 2 a 0 no marcador, o Tricolor conseguiu a virada história e avançou para a decisão com o Grêmio.
Mesmo com a classificação heroica, o título daquele ano ficou com a equipe gaúcha. Porém, se a conquista bateu na trave naquela temporada, o Tricolor conseguiu superar mais uma grande adversidade, em 1986, ano em que confirmou o segundo titulo nacional de sua história. A decisão foi diante do Guarani, que já fazia festa no estádio Brinco de Ouro com a vitória por 2 a 1, na prorrogação. Para sorte dos são-paulinos, faltando apenas dois minutos para o término da partida, Careca conseguiu o empate. Na decisão por pênaltis, vitória do São Paulo.
- Temos de lutar também. Enquanto tiver chances, nós vamos atrás. Está difícil, mas não impossível. Temos de acreditar, pois o futebol é imprevisível. Tudo ainda pode acontecer e precisamos ter fé nesta classificação - afirmou o meia Lucas.
Ex-ídolo do Real Madrid, Guti prefere Messi a Cristiano Ronaldo
O jogador, de 35 anos, rescindiu contrato com o Besiktas, da Turquia, em novembro, depois de ser recebido como ídolo pela torcida. Ele chegou a ter a aposentadoria anunciada, mas depois explicou que sua intenção é a de não voltar a atuar no futebol da Espanha ou da Europa. A Ásia é sua preferência agora.- Quero esclarecer que não voltarei a jogar na Espanha nem na Europa. Há apenas uma possibilidade de continuar a jogar, que é num país asiático. Isso é o que desejo. Tenho muita vontade de viver na Ásia e conhecer novas culturas - comentou o volante.
A declaração serve para esquentar o clima para o clássico entre Real e Barça, no próximo dia 10, pelo Campeonato Espanhol, no Santiago Bernabéu. Será a última partida dos catalães antes da disputa do Mundial de Clubes, no Japão.
Drogba deixará o Chelsea em janeiro
O atacante, de 33 anos, está na última temporada de seu contrato. A diretoria dos Blues tentou negociá-lo por empréstimo ao Milan, mas Drogba não quis. O futebol da Rússia ou do Qatar podem ser o destino do jogador.
- Na sua idade, ele não tem nada a provar, e irá para onde oferecerem mais dinheiro. Pode ser os Estados Unidos, Rússia, Qatar ou algum lugar da Ásia. Quando você já passou dos 30, tem de ir para um clube em que terá certeza de que as contas serão pagas - explicou.
O representante mencionou o Los Angeles Galaxy - que deve perder o inglês David Beckham para o Paris Saint-Germain - e o clube russo Anzhi, que tem o brasileiro Roberto Carlos dividindo as funções de jogador e auxiliar. Porém, ele confirmou que nenhuma das duas equipes apresentou proposta até o momento.
Drogba chegou ao Chelsea em 2004, a pedido do técnico português José Mourinho, e marcou 146 gols com a camisa do clube. Como o ambiente não é dos melhores desde a chegada de André Villas-Boas - considerado um sucessor do atual treinador do Real Madrid -, ele vai sair.
Ronaldo aceita convite de Teixeira e assume o Comitê da Copa de 2014
O ex-camisa 9 se reunirá com Teixeira na quarta para finalizar os detalhes e será anunciado oficialmente na quinta. Uma entrevista coletiva já está sendo marcada em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro, às 11h (de Brasília), e o nome do cargo do Fenômeno será revelado.Na segunda, outros campeões mundiais aprovaram o nome de Ronaldo como presidente do COL, depois que a notícia do convite de Teixeira ao Fenômeno ter sido publicada pelo jornal "O Globo". Para o ex-lateral-direito Cafu, companheiro do ex-camisa 9 na conquista do penta em 2002, o maior artilheiro das Copas está preparado para a função:
- Aprovo e acho que ele pode fazer um bom trabalho. Há tanta gente que preside algo ligado ao esporte sem ter sido atleta ou sem entender muito. Ronaldo tem a empresa dele, então já tem a prática na administração. O comando, ele pega com o tempo - disse Cafu.Zagallo, técnico de Ronaldo na Copa do Mundo de 1998, também concordou com a escolha:
- A experiência, ele já tem. E acho que tem condições, sim, de ser um bom executivo - afirmou.
Segundo o jornal "O Globo" de sábado, a iniciativa de Teixeira se deu por conta das acusações que tem sofrido nos últimos meses. Nos últimos meses, o presidente da CBF ganhou mais um desafeto e isso pode pesar na sua continuidade no Comitê Organizador Local. Após apoiar o qatari Mohammed bin Hamman nas eleições da Fifa, o atual presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, tem trabalhado para tirar o brasileiro do Comitê Executivo e do COL. Segundo o diário, o caso foi tratado como traição pelo dirigente suíço, já que Teixeira foi o principal articulador para a escolha do Qatar como sede em 2022.
Antes de Ronaldo aceitar o cargo, o mandatário da CBF havia convidado Henrique Meirelles, mas o ex-presidente do Banco Central acabou recusando. De acordo com "O Globo", o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke levou uma mensagem de Blatter até a presidente Dilma Rousseff pedindo pela escolha de um novo presidente para o Comitê Organizador da Copa do Mundo. Porém, a governante preferiu deixar a iniciativa para a entidade máxima do futebol.
No último sábado, o vereador Marcelo Mendes (PTC-CE) postou em seu Twitter que o senador Álvaro Dias teria recebido uma ligação confirmando a saída de Teixeira. O político do PSDB-PR não confirmou a informação, mas postou na rede social que a indicação de Ronaldo Fenômeno para o Comitê Organizador era mera especulação.
Na semana da decisão, Adriano alega indisposição e não se reapresenta
O Timão informa que o fisioterapeuta Bruno Mazziotti irá a casa do Imperador após o trabalho no centro de treinamentos para avaliá-lo. A expectativa é de que ele volte aos treinamentos já na quarta-feira. Na entrevista coletiva, o técnico Tite falou sobre o assunto, mas preferiu não entrar em detalhes - Isso já foi relatado a vocês pela direção. Tenho um trabalho muito importante com toda a equipe. Estou aqui focado no trabalho, na preparação do dia a dia - desconversou o comandante.
Como esteve no banco de reservas na vitória do último domingo sobre o Figueirense, Adriano teria de participar de um coletivo com os outros atletas que não atuaram em Florianópolis. Já os titulares fizeram um trabalho regenerativo na academia. Apenas Ralf, Paulinho, Leandro Castán e Alessandro foram ao campo para uma leve corrida.Esta não é a primeira vez que Adriano não aparece para treinar. Em setembro, o jogador foi multado por chegar atrasado a uma reapresentação, ainda no período que não tinha condições de jogo. Ele alegou que seu voo do Rio de Janeiro para São Paulo havia atrasado. O próprio Imperador já admitiu que deixou de treinar em outras oportunidades, mas sempre autorizado pelo clube.
Em 2009, então no Flamengo, Adriano não participou de um jogo contra o próprio Corinthians por causa de uma queimadura no tornozelo esquerdo. Na ocasião, a justificativa foi que ele havia pisado em uma lâmpada do jardim de sua residência.
Até o momento, Tite não tem problemas de lesão para escalar a equipe. As únicas baixas são por suspensão: o volante Ralf e o meia Danilo levaram o terceiro cartão amarelo. A duplas deve ser substituída por Moradei e Alex, respectivamente. Além disso, o Timão ainda pode perder o atacante Emerson, que será julgado na quinta-feira por um pisão no lateral Daniel, do Avaí, em partida no Pacaembu.
Com dois pontos de vantagem, o Corinthians será campeão se apenas empatar com o arquirrival Palmeiras, domingo, às 17h, no Pacaembu. Se perder, passa a torcer para que o Vasco não derrote o Flamengo, no mesmo horário, no Engenhão.
Jobson aparece no Engenhão e será reintegrado ao Botafogo em 2012
Além do doping, Jobson também foi protagonista de várias polêmicas em todos os clubes por que passou, incluindo o Botafogo. Em agosto deste ano, ele foi dispensado pelo Bahia,depois de seguidos casos de indisciplina. O jogador, no entanto, garante que o próximo ano será diferente.
- Em 2012, chega de fazer m... Já errei tudo o que tinha para errar - declarou.Aos 23 anos, Jobson disse ainda que sofreu durante o tempo em que ficou sem jogar e, justamente por isso, está disposto a cumprir as determinações do Botafogo e até a frequentar uma clínica de reabilitação, caso o clube julgue necessário.
- Durante o tempo em que fiquei parado, joguei algumas peladinhas e fiz academia. Deu uma depressão de ver os jogos do fim do Brasileiro. Todo mundo fazendo gols e eu olhando. Agora, tenho que pensar no meu futuro. Estou aqui para fazer o que o Botafogo pedir. Agora, acabaram as besteiras. Aceito consultar as clínicas, o que for - disse.
A nova postura mostrada por Jobson agradou à diretoria alvinegra. Anderson Barros, porém, confessou que não acreditava muito na recuperação do jogador, mas mudou de opinião e agora está otimista quando ao retorno dele ao futebol.- O Jobson tem algumas obrigações. Gostei da postura dele na reunião. Percebi que ele está muito bem. Ele aceitou o que a gente colocou e entendeu que estava desperdiçando as chances. Eu, que sempre fui mais cético em relação a ele, gostei muito do que vi. Espero que continue nessa evolução para que efetivamente volte gradualmente ao futebol. Tudo se encaminha para que ele faça a pré-temporada com o grupo. Ele só pode voltar a jogar em março por conta da suspensão.
Jobson tem vínculo com o Botafogo até 24 de junho de 2015. Ele começou esta temporada no Atlético-MG, que o contratou por empréstimo de um ano. Em março, no entanto, alegou não ter se adaptado a Belo Horizonte e pediu para retornar ao Botafogo. O clube carioca condicionou a volta a uma internação por dependência química. Jobson não aceitou e foi emprestado ao Bahia, dizendo na apresentação, em maio, que não era "um drogado". Em agosto, depois de 15 atrasos a treinos, uma falta e uma discussão com Carlos Alberto, o atacante foi dispensado. Desde então, está sem atuar.
Presidente do Barça: 'Nunca venderemos Messi'
- Há coisas invendáveis no Barcelona, e uma delas é Messi. Enquanto for presidente, ele ficará aqui. A não ser que queira sair, o que acredito não ser o caso - comentou o dirigente.
Outro a ganhar muitos elogios foi o técnico Guardiola. Rosell espera que ele tenha a mesma longevidade no cargo que o escocês Alex Ferguson, que completou 25 anos à frente do Manchester United no início do mês.
- Ele representa exatamente os valores do Barça. Foi formado nas categorias de base do clube, como jogador e como pessoa. Logo chegou à equipe principal, depois foi capitão e, agora, treinador. Por isso é que ele pode transmitir esta filosofia aos jogadores. É o que queremos - ressaltou.
Sandro Rosell também disse que não há nenhuma interferência dele ou da diretoria no elenco.
- Após cada partida eles certamente discutem como foi a atuação, ganhando ou perdendo. Mas este assunto é de nível técnico, não da diretoria ou da presidência. Não entramos nas questões técnicas - explicou.
Sem surpresas, Santos divulga lista de convocados para o Mundial
Dos 30 pré-selecionados, foram cortados Adriano - lesionado -, Crystian, Eder Lima, Leandro Silva, Possebon, Breitner e Tiago Alves.
O elenco viaja para o Japão na próxima segunda, com embarque agendado para as 19h45m (horário de Brasília), no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A delegação faz escala em Frankfurt, na Alemanha, e segue viagem para Nagoya, no Japão, no dia 7 de dezembro. A estreia do Peixe na competição está programada para o dia 14, em Toyota, às 19h30m (horário local).Confira a lista de convocados abaixo
Goleiros
1 - Rafael
12 - Aranha
23 - Vladimir
1 - Rafael
12 - Aranha
23 - Vladimir
Zagueiros
13 - Bruno Aguiar
14 - Bruno Rodrigo
6 - Durval
2 - Edu Dracena
16 - Vinicius Simon
13 - Bruno Aguiar
14 - Bruno Rodrigo
6 - Durval
2 - Edu Dracena
16 - Vinicius Simon
Laterais
4 - Danilo
3 - Léo
21 - Pará
4 - Danilo
3 - Léo
21 - Pará
Volantes
15 - Anderson Carvalho
5 - Arouca
7 - Henrique
15 - Anderson Carvalho
5 - Arouca
7 - Henrique
Meias
8 - Elano
17 - Felipe Anderson
18 - Ibson
10 - Paulo Henrique Ganso
8 - Elano
17 - Felipe Anderson
18 - Ibson
10 - Paulo Henrique Ganso
Atacantes
19 - Alan Kardec
9 - Borges
22 - Diogo
11 - Neymar
20 - Renteria
19 - Alan Kardec
9 - Borges
22 - Diogo
11 - Neymar
20 - Renteria
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Leão tem acordo para ficar, e elenco sofrerá grande 'limpeza' para 2012
– O desempenho do time não influencia em nada a situação do Leão. Vamos fazer as
análises que forem necessárias quando o campeonato acabar. O Leão trabalha bastante, está tentando recuperar o time. E, como o próprio presidente Juvenal Juvêncio já disse há 40 ou 50 dias, o problema do São Paulo não é técnico e ficou provado isso mais uma vez – afirmou o
diretor Adalberto Baptista, referindo-se ao tropeço diante do Palmeiras por 1 a 0.
análises que forem necessárias quando o campeonato acabar. O Leão trabalha bastante, está tentando recuperar o time. E, como o próprio presidente Juvenal Juvêncio já disse há 40 ou 50 dias, o problema do São Paulo não é técnico e ficou provado isso mais uma vez – afirmou o
diretor Adalberto Baptista, referindo-se ao tropeço diante do Palmeiras por 1 a 0.
Leão, por sua vez, adotou um tom de mistério. Questionado sobre o assunto na entrevista coletiva após a derrota no clássico, ele fugiu pela tangente.
– Ainda temos mais uma partida. Em uma semana eu respondo isso – disse o treinador, enigmático.
Outro forte indício de que Leão irá ficar é que ele está dando atenção às categorias de base. Durante a semana, ele foi conhecer as instalações do CT Laudo Natel, em Cotia. Na noite do último sábado, apesar da forte chuva, esteve em Mogi Mirim para acompanhar a conquista do time sub-20 que, após empatar com o time da casa por 3 a 3, conquistou o título paulista da categoria.
– Apesar da forte chuva que caiu, faz parte da minha obrigação observar isso – ressaltou.Se Leão tem tudo para ficar, haverá uma grande modificação no elenco. Apesar de ainda existirem chances matemáticas, ninguém acredita que a vaga na Taça Libertadores da América será obtida. Por isso, a meta é pensar no time do ano que vem.
A limpeza será grande e passará por todos os setores. Jean interessa a Cruzeiro e Grêmio e pode ser usado como moeda de troca em alguma negociação, assim como Fernandinho, que está na mira da Raposa para 2012. Marlos, que não consegue emplacar com nenhum técnico, será negociado. O Metalist (UCR) tem interesse no jogador. Vale lembrar que o Tricolor tem 50% dos direitos econômicos do atleta.
O zagueiro Xandão, que está em vias de obter o seu passaporte europeu, também não deve ficar, já que seus representantes apresentarão ofertas da Europa. O também beque Rhodolfo, que esteve na mira do Juventus (ITA) no meio do ano, não sabe se fica, já que o clube italiano pode apresentar uma proposta.
No meio-campo, Rivaldo não renovará contrato e Casemiro, que caiu muito de rendimento, será negociado como apareça propostas da Europa. Dagoberto já assinou com o Internacional e Henrique, que nem vem sendo utilizado por Emerson Leão, será usado também como moeda de troca.
Quanto a reforços, o zagueiro Paulo Miranda (Bahia) e o volante Fabrício (Cruzeiro) serão anunciados tão logo acabe o Campeonato Brasileiro. A diretoria ainda corre atrás de um lateral-esquerdo para fazer sombra a Juan, de um meia de criação e de pelo menos dois atacantes, sendo que um viria para substituir Dagoberto e formar dupla com Luis Fabiano, que ao lado de Rogério Ceni, será o grande pilar do time em 2012.

Guia da Libertadores: Fla atinge 90% de chances, e Coritiba passa rivais
- Coritiba e Flamengo foram os vencedores da rodada. Ganharam seus confrontos e foram beneficiados por resultados paralelos. Melhor situação não haveria para eles – garantiu.Antes de entrar em campo para enfrentar o Internacional em Macaé, o Rubro-Negro tinha 43% de chances de garantir uma vaga na Libertadores. Com a vitória por 1 a 0 deste domingo, esse número saltou para 90%. Para Tristão, a equipe está bem perto da meta.
- Posição confortável, só tem o Flamengo, que está se fazendo valer dos pontos que conquistou ao longo do campeonato. É o velho Flamengo de sempre, se superando na hora da decisão. A média do time nos últimos jogos era de rebaixamento. O clima na semana não foi bom. Mas ganhou na hora que tinha que ganhar, no confronto direto. E agora tem o jogo contra o Vasco, onde precisa de só um empate. Mas não duvido nem que vença. Na maioria dos clássicos do Rio, dá empate. Mas quando tem um vencedor, é o Flamengo – afirmou.
O Flamengo pode ter aumentado bastante suas chances de classificação, mas quem brincou com a matemática na rodada foi o Coritiba. Antes deste domingo, o Coxa tinha 9% de chances de disputar a Libertadores. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, e as derrotas de Figueirense, Internacional, São Paulo e Botafogo, o time disparou na tabela e subiu quatro posições, chegando a 37% de probabilidade de permanecer no G-5 ao final do campeonato, dependendo apenas de uma vitória. Tristão, porém, não vê a evolução da equipe com surpresa.
- Há doze jogos, o Coritiba está com um desempenho de quem disputa o título. Nos primeiros seis, teve média de 1,83 ponto por jogo. Agora, nos últimos seis, subiu para 2,5 pontos por jogo. Uma arrancada muito boa, só igualada à do Corinthians. Não foi uma surpresa. O Coxa estava escondido, mas pontuando, construindo. Apenas se consolidou, com a ajuda de um pouco de sorte dos resultados dos adversários - lembrou.Ainda na disputa pela vaga na Libertadores, o Figueirense ficou um pouco mais longe de seu objetivo com a derrota para o Corinthians. Antes com 50%, agora soma 20% de chances. Precisa vencer e torcer contra Coritiba e Internacional. Para Tristão, o time foi o mais prejudicado pela rodada.
- O Figueirense foi para definir em casa, para ser feliz, mas saiu como o grande derrotado. Cometeu uma sucessão de perversidades ao longo do campeonato, como essa derrota – afirmou.O matemático também comentou as situações de Internacional e São Paulo, que também saíram derrotados neste domingo e precisam de vitorias e de tropeços de Coritiba e Figueirense. As chances do Colorado caíram de 57% para 33%, e as do Tricolor de 28% para 14%.
- O Inter está nos seus famosos 50% de aproveitamento. Não consegue fazer o diferencial. Colocou em risco a vaga na Libertadores. O São Paulo também precisa vencer. Com o empate, está fora. Não seria uma tarefa difícil se fosse aquele grande São Paulo de outros tempos. Mas agora só dá para dizer que todos ainda têm esperança – garantiu.
Um dos desempenhos mais negativos na reta final do campeonato foi o do Botafogo. O Alvinegro que brigava por título até a 34ª rodada, agora é a equipe com menos chances de conquistar a vaga na Libertadores (6%), entre as que ainda estão na disputa. Precisa de uma vitória e de tropeços de Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo.
- Essa queda violenta não é uma surpresa. Enquanto o Flamengo cresce nas decisões, seja para escapar de rebaixamento ou para se classificar, o Botafogo tem esse defeito de não aparecer quando é chamado. Teve uma média de 0,5% de ponto conquistado nas últimas seis rodadas. Horrorosa, atrás apenas do Avaí – afirmou Tristão.
domingo, 27 de novembro de 2011
Coritiba sofre, mas vence o lanterna Avaí e está no G-5
O nome do jogo foi o zagueiro Jéci, que aos 40 minutos do segundo tempo, subiu mais alto que todo mundo e abriu o placar, marcando o quinto gol dele no campeonato.
Não foi fácil. Após um primeiro tempo irregular, parecia que o placar ficaria no 0 a 0. O Avaí, apesar de já estar rebaixado, não deu moleza e queria mostrar que ainda estava vivo. Na etapa final, o técnico Marcelo Oliveira colocou o Coxa no ataque, com as substituições, que deram certo no finalzinho, quando Jéci confirmou a vitória alviverde.
Já rebaixado, o Avaí confirma a lanterna do Brasileirão 2011, com 30 pontos. Na última rodada enfrenta o rival Figueirense, no domingo, às 17h (de Brasília).
No mesmo horário, o Coritiba decide a vaga para a Copa Libertadores da América, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. O Coxa é quinto, com 57 pontos, igualando Internacional e Figueirense.O Avaí não deu moleza. Apesar de não conseguir enfrentar o Coritiba de igual para igual na técnica, partiu para a raça mesmo. Com um elenco mais equilibrado, quem decepcionou durante o primeiro tempo foi o Coritiba.
A equipe alviverde estava perdida em campo, com a formação de Everton Ribeiro e Everton Costa no meio-campo, fazendo parceria com Rafinha. O técnico Marcelo Oliveira seguiu a risca a promessa de montar um time bem definido no 4-2-3-1, só que sem compactar, o que se viu foram muitos passes errados e atletas sem alternativas de passar a bola.
Em alguns momentos, o Avaí, na base do abafa, provocou alguns momentos de perigo para a meta coxa-branca, mas quem mais chegou perto do gol foi o Coxa. Sem conseguir penetrar na área avaiana, o jeito usado para chegar próximo da meta de Moretto foi através dos cruzamentos. A melhor oportunidade da etapa inicial foi nos minutos finais, quando Jonas conseguiu chutar à queima-roupa, mas acertou o pé da trave esquerda.
Sem ter muito o que assistir em campo, além de reclamar do jogo sonolento, a torcida coxa-branca prestou atenção mais no radinho e nos placares do restante da super rodada do Brasileirão. Quando Bahia, Atlético-MG e Ceará abriram o placar nos jogos em que disputavam, o sistema de som anunciava e a torcida entrava em extâse.
Mas o ápice mesmo foi quando o América-MG abriu o placar no Parque do Sabiá. Com os resultados daquele momento, o Furacão estaria sendo rebaixado com uma rodada de antecedência.
Todo o estádio explodiu e comemorou como se fosse um título alviverde, ainda mais após o anúncio pelo sistema de rádio do Couto. Logo, todos emendaram um coro "homenageando" o rival rubro-negro.O empate não ajudava em nada o Coritiba. Pior, tirava a possibilidade de chegar no G-5, após o término da rodada. Então o técnico Marcelo Oliveira ousou. Logo no início da etapa final, colocou o meia Anderson Aquino e o lateral-direito Maranhão. Saíram, respectivamente, os meias Everton Ribeiro e Tcheco. Com isso, Jonas passou a fazer o papel de primeiro volante.
Com dez minutos, Oliveira foi para o tudo ou nada. Sacou o meia Everton Costa e colocou o atacante Bill. Leonardo começou a fazer a função que ele mais gosta: trabalhar a bola e servir o centroavante.
O Alviverde Paranaense melhorou claramente. Ainda errava muitos passes, mas rondou mais a área avaiana. Por outro lado, os visitantes se sentiram mais a vontade para sair rapidamente através dos contra-ataques.
Mesmo rebaixado, o Avaí definitivamente não estava com vontade de facilitar as coisas para o Coritiba. Vendo que o Coxa partia com tudo para cima, o técnico Edson Neguinho foi mais cauteloso e tirou o meia Leandro Lima, para a entrada do volante Batista. No ataque, trocou Cleverson por Diego.
Tudo contribuía para uma vitória do Coritiba, que colocaria o time dentro do tão sonhado G-5. O Corinthians ganhava do Figueirense, Flamengo do Internacional e Botafofo e São Paulo perdiam. Bastava um gol coxa-branca,
Com os placares da rodada, a pressão aumentou. A torcida incentivava mais e empurrava o time em direção ao gol. O volante Fabiano, do Avaí, foi expulso após chutar a bola em cima do meia Geraldo, quando já estava caído.
Os minutos finais foram só de pressão do Coritiba. Funcionou. Quase ninguém prestou atenção. Ao mesmo tempo em que o América-MG marcou o segundo sobre o Furacão, Jéci subiu mais alto e fez o gol da vitória. Coritiba no G-5!
América-MG vence o Atlético-PR e deixa o adversário em situação crítica
Já rebaixado, o América-MG venceu o Atlético-PR por 2 a 1, neste domingo, em Uberlândia, e deixou a situação do Furacão cada vez mais crítica no Campeonato Brasileiro. Em 18º lugar com 38 pontos, a equipe paranaense chega na última rodada com a necessidade de vencer e torcer contra Ceará e Cruzeiro, que 39 e 40 pontos, respectivamente. O time chegou a estar matematicamente rebaixado enquanto a Raposa vencia o Vovô (o jogo terminou 2 a 2).
Os gols da partida foram marcados por Kempes e Gilson, para o América, e Paulo Baier, para o Atlético. O Coelho chegou aos 37 pontos e permanece na 19ª posição.No próximo domingo, na última rodada, o Furacão faz o clássico com o Coritiba na Arena da Baixada. Também no domingo, o América termina sua participação contra o Atlético-GO, no Serra Dourada.Diante da necessidade de vencer, o Atlético-PR tomou as rédeas da partida e tentou pressionar desde o início. O jogador mais acionado no Furacão era Guerron, que criou duas boas oportunidades para os paranaenses. Na primeira, ele arriscou um chute de fora da área e a bola passou raspando o travessão. Na segunda, ele cruzou na para Nieto, que desviou de cabeça e a bola passou perto. Depois foi a vez de Marcinho, em um chute de perna esquerda, assustar.
Os gols da partida foram marcados por Kempes e Gilson, para o América, e Paulo Baier, para o Atlético. O Coelho chegou aos 37 pontos e permanece na 19ª posição.No próximo domingo, na última rodada, o Furacão faz o clássico com o Coritiba na Arena da Baixada. Também no domingo, o América termina sua participação contra o Atlético-GO, no Serra Dourada.Diante da necessidade de vencer, o Atlético-PR tomou as rédeas da partida e tentou pressionar desde o início. O jogador mais acionado no Furacão era Guerron, que criou duas boas oportunidades para os paranaenses. Na primeira, ele arriscou um chute de fora da área e a bola passou raspando o travessão. Na segunda, ele cruzou na para Nieto, que desviou de cabeça e a bola passou perto. Depois foi a vez de Marcinho, em um chute de perna esquerda, assustar.
Apesar de pressionar, o Furacão pecava na pontaria, ao contrário do América. Na primeira boa oportunidade que teve, o Coelho abriu o placar. Aos 18 minutos, Amaral desceu pela direita e cruzou para o meio da área. Kempes chegou na velocidade e só empurrou a bola para o fundo da rede: 1 a 0. Animado, o time mineiro quase ampliou logo depois com um chute colocado de Rodriguinho.
O gol do América desorganizou ainda mais o Furacão, que tentou correr atrás do prejuízo mas ficou muito exposto na defesa. Os paranaense abusaram das tentativas de cruzar bolas na área na direção de Nieto. Foram dez contra três levantadas pelo Coelho.O Furacão voltou do vestiário com Cleber Santana no lugar de Marcinho. Depois de um início de segunda etapa confuso em campo, o time paranaense melhorou e passou a ameaçar mais o América. Paulo Baier perdeu uma chance incrível de cara para o gol de Neneca, que fez grande defesa com os pés. Um minuto depois, aos 13, Marcelo Oliveira foi derrubado por Gabriel dentro da área e o árbitro deu o pênalti. Baier cobrou no cantinho e marcou: 1 a 1.
Apesar do gol, o Atlético seguia vacilante e quase viu o América marcar novamente. Renan salvou o time em uma grande defesa após cabeçada de Gabriel. Pouco depois, Alessandro saiu de cara para o gol e o arqueiro fez nova intervenção providencial.
O banho de água fria para os rubro-negros veio aos 37. Gilson recebeu ótimo cruzamento e chutou cruzado para balançar a rede: 2 a 1. O Furacão ainda tentou minimizar o prejuízo mas não teve forças para empatar o jogo.
Assinar:
Postagens (Atom)